Foram realizados arranjos na área envolvente da Capelinha de Nossa Senhora da Lapa, foi feita uma calçada de pedra à portuguesa, que deu lugar a um caminho plano em vez das inúmeras giestas e vegetação envolvente que apenas possibilitavam as rezas dos fiéis através de um pequeno carreiro anteriormente visível no chão.
A Rua do Cruzeiro tem agora iluminação durante o período da noite, pondo a descoberto o monumento que data de 1922.
A fonte do largo da Carreira
A fachada da fonte do Largo da Carreira, bem conhecida por todos os que vão ao Rossão, beber a sua água sempre fresca durante todo o ano, conta agora com uma intervenção que mudou a sua aparência...
Surge agora com o granito completamente limpo, e os intervalos das suas pedras revestidos de cimento, bem como a sua porta cor-de-laranja, quedou-se (a meu ver para melhor) para um tom verde escuro. As flores e Arvoredo que pendiam para a fonte acabaram por ser erradicados da parte cimeira, dando um aspecto mais limpo e desnudo ao monumento que data de 1880, reinado de D.Luís.
Fontanário das traseiras da capela do Rossão
Em virtude do Autocarro de passageiros passar por esta rua, e visto que neste local não existia paragem para os habitantes se resguardarem da chuva, foi reconvertido o fontanário num Abrigo/Paragem para o referido efeito. As obras constaram num acrescento de granito, e na colocação de um pequeno telhado a coroar o monumento,com o objectivo de não descaracterizar a paisagem junto ao local de culto mais significativo do Rossão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário